A Faculdade

Apresentação

a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina, visa assegurar maior nível de qualidade acadêmico-científica dos alunos e do corpo docente, o incentivo a programas de apoio acadêmico, como iniciação científica, produção intelectual, artística e cultural, bem como contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, em relação à expansão do ensino de graduação com ampliação da oferta de vagas e criação de novos cursos.

Mantenedora

A FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE PETROLINA - FTC, com sede na Avenida Clementino Coelho, 714,Centro. CEP 56.308-210 - Petrolina-PE, é um estabelecimento particular de ensino superior mantido pela ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE ENSINO (OTE), estabelecida na Rua Conselheiro Saraiva, nº 149, Ed.15 de Julho, com sede na cidade de Salvador, Capital do Estado da Bahia, CEP 40.015-100, inscrita no CNPJ sob nº 07.714.798/0001-82; com seu ato constitutivo registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Salvador,constituída nos termos do Contrato Social como Sociedade Empresária Limitada, com fins lucrativos, cuja estrutura e funcionamento são disciplinados por Regimento Geral.

A OTE compõe a rede FTC com Unidades estabelecidas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Jequié, têm proporcionado à comunidade acadêmica momentos de reflexão sobre a importância da educação, das práticas pedagógicas, utilizadas para que os objetivos educacionais sejam alcançados e, assim preservar sua identidade e aperfeiçoar-se no cumprimento de sua Missão.

Para iniciar suas atividades na cidade de Petrolina, a OTE formalizou inicialmente um contrato de locação de imóvel na cidade para se estabelecar.

Visão

A FTC na qualidade de instituição particular de educação superior tem sua missão concebida em:

“Oferecer uma educação de qualidade, democratizando o acesso através do ensino presencial e a distância com vistas à formação de profissional ético e competente para possibilitar a seu efetivo acesso e participação no mundo do trabalho e a formação de um cidadão comprometido com o desenvolvimento da sociedade do século XXI”. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

O cumprimento dessa missão tem contribuído, para sua consolidação como instituição capaz de implementar processos de gestão democrática na busca de mecanismos sistemáticos para lidar, de forma qualificada, com as tomadas de decisões com a análise, proposição, acompanhamento e avaliação de suas ações.

A adoção de uma política de gestão participativa e sustentável é outro diferencial, enquanto instituição de ensino superior, na busca de ajustar-se adequadamente, ao atual desenvolvimento do sistema educacional e atender às demandas advindas deste milênio.

A gestão participativa não ocorre somente no âmbito da tomada de decisões pelos órgãos colegiados. A participação também está presente em seus resultados financeiros, visto que toda a equipe técnico-administrativa e acadêmica terá participação vinculada aos resultados avaliativos e financeiros projetados.

Somando-se a este indicador, as políticas governamentais de acesso à educação formal, especialmente no ensino superior, têm trazido a esse nível de ensino, camadas da população que antes se encontravam excluídas. Esta realidade tem possibilitado o acesso da população jovem brasileira na educação superior, impondo aos órgãos instituírem mecanismos de regulação e regulamentação, visando estabelecer padrões mínimos de qualidade.

Projeto Acadêmico

O presente Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI visa ao aperfeiçoamento constante, na busca de indicar novos caminhos como forma de garantir o cumprimento pleno do importante papel de uma Instituição educacional na qualidade de Faculdade como entidade geradora de conhecimento didático técnico-científico, ao desenvolver as funções básicas da educação de superior ensino, pesquisa e extensão.

Para o cumprimento das mencionadas funções, são propostas políticas educacionais centradas nas áreas de atuação acadêmica da Faculdade para o período de cinco anos, compreendido entre os anos de 2015 a 2019.

O PDI para a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina não se restringe a um mero planejamento orçamentário plurianual, mas, sim, a um plano estratégico institucional que servirá de instrumento para orientar as ações e tomada de decisão no âmbito institucional. A elaboração desse documento foi processual com referência nos diagnósticos feitos pela equipe gestora, ouvidos os membros compromissados do corpo docentes e da equipe técnica-administrativa e a visão de futuro desta Instituição de Educação Superior - IES, mantendo-se a consistência entre o planejamento e sua missão.

Portanto, o presente documento norteará os programas e projetos a serem desenvolvidos em função das políticas educacionais definidas para a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Petrolina. Do ponto de vista do crescimento e desenvolvimento institucional, este plano prevê, também, as ações de expansão, em consonância com o planejamento econômico-financeiro para dar suporte a sua operacionalização.

Localização

Com sede na Avenida Clementino Coelho, 714,Centro. CEP 56.308-210 - Petrolina-PE, a FTC Petrolina possui um prédio com 3.936 M2 de área construída. São 12 salas de aula, 5 laboratórios, biblioteca, sala de coordenadores, assessoria pedagógica e assessoria acadêmica, além de auditório para mais de 150 alunos.

Informações:
0800 056 6666 Av. Clementino Coelho, 714,Centro.
CEP 56.308-210 - Petrolina-PE

Redes sociais