Câncer de boca é tema de campanha realizada por estudantes de Odontologia

Criado em Segunda, 27 Novembro 2017 13:01
Última atualização em Segunda, 27 Novembro 2017 13:13

O câncer de boca tem sido motivo de atenção e preocupação entre os profissionais da Odontologia de todo o país. No Brasil, a última estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2016, apontou que seriam mais de 15 mil novos casos da doença naquele ano, sendo 11.140 entre homens e 4.350 entre mulheres.

Atentos a essa realidade, estudantes do 2º semestre do curso de Odontologia da FTC Jequié elaboraram um projeto de educação e prevenção relacionando ao câncer de boca como atividade prática da disciplina “Projeto Integrador em Odontologia 1”, ministrada pela professora Annie Duque Ferreira.

Com a atividade, a professora Annie espera difundir as informações relacionadas à prevenção ao câncer de boca em Jequié. “Muitas vezes, temos uma população que não está tendo acesso a informação de maneira adequada”, analisa.

Para a aplicação da proposta, os futuros profissionais realizaram uma pesquisa para identificar os dados epidemiológicos da doença no munícipio de Jequié. O levantamento demonstrou que, em pesquisas locais, ainda são poucas as abordagens sobre o tema, apesar da grande quantidade de pacientes diagnosticados com a doença e encaminhados para o tratamento no sistema de saúde.

Uma das ações do projeto é a divulgação e orientação direta à população sobre a doença. Ao participar de uma ação de distribuição de folders infromativos na Praça Ruy Barbosa, no centro de Jequié, sobre a prevenção ao câncer de boca, o estudante André Marcos Assis ficou satisfeito em ter contato direto com o público. “Nos ensina a dialogar com os nossos futuros pacientes, além de ampliar o nosso conhecimento com aquilo que já aprendemos nas aulas teóricas”.

Rede FTC Todos os direitos reservados
.