FTC encerra Semana de Responsabilidade Social com mais de 6 mil atendimentos

Criado em Segunda, 25 Setembro 2017 10:17
Última atualização em Sexta, 29 Setembro 2017 14:58

Foram apenas “dois dedos de prosa” com uma estudante de Enfermagem, como ele mesmo contou, para o sr. João Ambrósio da Cruz, de 74 anos, entender que, além de medicação e exames periódicos, deve ter cuidado com a alimentação para controlar a glicemia. Ele participou sábado (23), no bairro Gabriela, das ações que encerraram a Semana de Responsabilidade Social da FTC Feira de Santana.

O atendimento ao pedreiro aposentado, mas que ainda faz “umas besteiras” na casa onde mora, no conjunto Arco Íris, foi um dos quase 6 mil registrados ao longo da semana – cerca de 4,8 mil somente no encerramento. A concentração foi na rua C do Condomínio Minha Casa Minha Vida Vila Solar, onde as pessoas foram contempladas com mais de 40 serviços prestados por meio de 14 cursos da Instituição.

“Nunca vivemos nada parecido, abrir a porta de casa e ter tudo isso, cuidado com meus filhos, comigo e até com meus bichinhos”, disse a dona de casa Lindaura Chagas, 46 anos, que fez questão de participar de tudo, da vacinação dos animais domésticos ao corte de cabelo e massagem facial. “Estou mais bonita!”, constatou, enquanto os dois filhos, de 8 e 11 anos, acompanhavam o futebol de robôs promovido pelo curso Sistemas de Informação.

Camila Santana de Jesus, moradora do Condomínio Vila Solar, levou a cadela Belinha para vacinar, com os estudantes e professores de Medicina Veterinária. Mas o que chamou a sua atenção mesmo foi a orientação profissional feita pelo curso de Psicologia. “Estou mais confiante para ir em busca de emprego”, disse a jovem, que estava acompanhada da amiga Zorilda Oliveira, 53 anos, que aproveitou tudo. Inclusive confirmar que seu tipo sanguíneo é O Positivo.

Enquanto isso, a pequena Sara, de 5 anos, se encantava com os fantoches apresentados pelos alunos de Administração, que ensinaram algo que ela disse já saber: “Não pode desperdiçar água e energia, para o planeta não ficar doente”. Ela e centenas de crianças tiveram ainda atividades esportivas e recreativas e orientação sobre saúde bucal, realizadas, respectivamente, pelos cursos de Educação Física e Odontologia. Os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina e as Engenharias Civil e Ambiental também tiveram presença de destaque.

Para o síndico do Condomínio Vila Solar 3, Josenilson Almeida Santos, conhecido como Jó, a importância das ações é imensurável. “Tem pessoas aqui que não tem condições de ir ao posto de saúde e hoje tivemos tudo, de saúde a lazer”, disse. A síndica do Vila Solar 4, Marinalva Batista Castelo, tem a mesma opinião e defende que haja outros momentos como o do sábado.

Já o venerável da Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União, Luciano Portugal, colaborar com o Dia da Responsabilidade Social “é cumprir a principal função da Maçonaria, que é promover o bem estar da sociedade”. Os veneráveis das demais lojas também estiveram presentes, além do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, e o vereador Cadmiel Pereira.

A parceria com o Complexo Maçônico, formado por cinco lojas, bem, como com o Exército, a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, no entendimento do professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, é uma demonstração de que a Instituição está no caminho certo. “As ações de responsabilidade social aproximam a FTC da comunidade e permite aos nossos estudantes a prática profissional em suas respectivas áreas”, enfatizou.

A Semana de Responsabilidade Social contou com a participação de aproximadamente 250 alunos e 60 professores de um total 14 cursos, com o suporte de todos os colegiados e da diretora adjunta, professora Marcly Amorim Pizzani. A coordenação ficou a cargo da professora Celi Mendes Rios, assessora pedagógica, que também fez avaliação positiva dos resultados. “Um dos aspectos mais marcantes foi a receptividade da comunidade”, afirmou.

 
Rede FTC Todos os direitos reservados
.