Técnicas e equipamentos modernos auxiliam na formação dos futuros profissionais de Nutrição

Criado em Terça, 08 Agosto 2017 10:30
Última atualização em Quinta, 10 Agosto 2017 13:46

A busca por uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes tem se tornado cada vez mais comum nas sociedades atuais. Entretanto, alguns ramos da indústria alimentícia, principalmente redes de fast food, empresas de refrigerantes e de diversos outros tipos de alimentos processados, investem alto em marketing com o objetivo de ampliar seus negócios.

Com tanto apelo midiático, as crianças se tornam alvos fáceis e normalmente se rendem ao sabor adocicado de um refrigerante, acompanhado de frituras e sanduíches repletos de molhos e ingredientes altamente calóricos. Se o lanche vier acompanhado de um bonequinho ou de figuras de personagens de filmes ou desenhos animados, então o lanche se torna irresistível para os pequenos.

Com a utilização de recursos similares, como a apresentação de pratos em formas divertidas, também é possível atrair a atenção e o paladar da criançada. Essa é a proposta da técnica bentô japonês, uma espécie de "marmita" japonesa individual que coloca em evidência a criatividade e a estética na hora do preparo do alimento que se transformam em delicadas esculturas.

O desafio de utilizar essa técnica para melhorar a alimentação infantil foi lançado pela professora do curso de Nutrição da FTC, Jéssica Ribeiro, com a turma da disciplina 'Técnica Dietética e Gastronomia'. “Quando a gente torna esse alimento para a criança mais atrativo, com bichinhos, com uma alimentação colorida, isso ajuda muito no incentivo à alimentação saudável”, completa.

Cozinha experimental

Para aplicar na prática e desenvolver técnicas modernas de melhoria nutricional, os futuros profissionais, tanto do curso de Nutrição quanto de outros cursos da FTC Jequié que utilizem conhecimentos relacionados à alimentação, contam agora com um importante equipamento: uma cozinha experimental.

O novo espaço funciona como laboratório para diversas disciplinas, dentre elas, Técnica Dietética e Gastronomia. Ampla e climatizada, a cozinha experimental oferece todos os recursos de uma cozinha industrial, como fogão e forno industriais, fatiador de frios, bancadas e diversos outros equipamentos, tudo de acordo às exigências do MEC.

Para o coordenador do curso de Nutrição, professor Willian Silva, a cozinha experimental auxilia no desenvolvimento da pesquisa e da extensão. “Este é um espaço aberto para os nossos alunos da FTC, para a comunidade externa e está pronto para desenvolver várias atividades".

Alana Santos da Cruz é estudante do curso de Nutrição da FTC Jequié. Enquanto capricha no preparo do alimento em forma de bichinhos, a futura nutricionista não esconde a satisfação de poder utilizar tantos recursos modernos em seu processo de profissionalização. “Este espaço torna-se muito importante porque, a partir dele, podemos aliar a teoria com a prática”, conclui.

Rede FTC Todos os direitos reservados
.