Metodologias Ativas em pauta na Jornada Pedagógica da FTC

Criado em Segunda, 07 Agosto 2017 14:09
Última atualização em Segunda, 07 Agosto 2017 19:38

Os relatos de práticas inovadoras em sala de aula e a possibilidade de utilização de novas ferramentas tecnológicas para estimular o aprendizado. Estes foram os principais destaques da Jornada Pedagógica da FTC Feira, que mobilizou professores e coordenadores durante toda a semana, com discussões em torno das Metodologias Ativas como recurso pedagógico para a formação crítica do estudante.

Uma extensa programação de palestras, oficinas e minicursos movimentou o campus da Faculdade desde a noite de segunda-feira (31/07) até a tarde de sexta-feira (04/08), quando a jornada foi encerrada com um momento de reflexão sobre a escrita acadêmica, mediado pela professora Micheli Cruz. Tudo isso visa facilitar a aprendizagem e promover a multidisciplinaridade.

As metodologias HOST E TBL, apresentadas pela professora Fábia Verônica dos Santos, apontam justamente para essas novas técnicas de ensino aprendizagem, nas quais o professor é desafiado a encontrar soluções por meio de trabalhos em equipe e debates em sala de aula. Nesses modelos, o aluno é, de fato, protagonista da construção do conhecimento e a aprendizagem é auto dinâmica.

“São métodos que fortalecem a interação do aluno com a aprendizagem e a relação em equipe”, observou a professora Guísala Mamona, titular da disciplina Trabalhos Interdisciplinares e coordenadora das atividades de extensão da Unidade. Ela destacou ainda a possibilidade de usar as ferramentas tecnológicas, conforme demonstração feita pelo coordenador do curso de Sistemas da Informação, Fabrício Oliveira.
“A proposta foi apresentar softwares para auxiliar os professores no dia a dia”, resumiu Fabrício, ressaltando que trabalhou com o aplicativo Socrative, que permite avaliar os conhecimentos dos alunos, de forma divertida e interativa. Também foi apresentado o Evernote, uma plataforma organizacional para “coletar, anotar e organizar informações e sincronizar todo em um banco de dados virtual”, conforme explicou.

Na avaliação do professor Alano Calheira Durães, responsável pela quadrilha celular que reuniu seis cursos da área de Saúde, as Metodologias Ativas “vieram para ficar”, pois tornam as aulas mais dinâmicas e criativas. “As estratégias de intervenção podem ser usadas em qualquer aula”, completou a professora Helle Nice Terrível, coordenadora do curso de Educação Física, sobre as inovações tecnológicas.

Coube à professora Roberta Machado apresentar o estudo de caso sobre dependência química, realizado com estudantes do 8º semestre de Psicologia, “São disciplinas que envolvem temas complexos e um estudo cuidadoso, mas os resultados foram excelentes”, avaliou. O retorno veio por meio do depoimento da aluna Marciana Santana, de que após a prática passou a sentir-se mais segura para o exercício profissional.

A programação incluiu ainda palestra sobre o tema 'Convivendo com as diferenças', em que a psicóloga Shérida Raulino falou sobre o desafio que representa o acolhimento por parte dos professores; oficina com os docentes das disciplinas digitais, mediada pela assessora pedagógica Celi Mendes Rios; e oficina sobre o sistema Lyceum, ministrada pela técnica Girlane Amorim.

Na abertura da Jornada, coordenada pela Assessoria Pedagógica, que também promoveu a recepção dos novos docentes, a diretora adjunta da FTC Feira de Santana, Marcly Amorim Pizzani, deu as boas-vindas aos docentes neste início de semestre e reafirmou o compromisso da Faculdade com a excelência. Ela falou ainda sobre os investimentos que estão sendo feitos na infraestrutura da Unidade.

Rede FTC Todos os direitos reservados
.