Seminário discute inclusão social e conquista do direito das pessoas com deficiência

Criado em Quinta, 08 Junho 2017 14:01
Última atualização em Quinta, 08 Junho 2017 14:04

Com o objetivo de tecer diálogos e apontar encaminhamentos práticos que favoreçam a valorização da diversidade, inclusão social e conquista do direito das pessoas com deficiência a FTC Jequié sediou nos dias 30 e 31 de maio o 1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão Social.

O evento contou com duas mesas temáticas. No primeiro dia, o advogado, Joselito Souza, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, deficiente visual, Presidente do Conselho Municipal de Deficientes Físicos de Vitória da Conquista e Evando Sérgio Souza Brandão falaram sobre os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Já no segundo dia, a mesa composta pela Professora Dra. Marina Helena, coordenadora do NAIPD-UESB, a Pedagoga e Psicóloga Nayomara Souza e a fisioterapeuta, Erika Brandão Andrade, deficiente visual, graduada pela UESB/Jequié, abordaram sobre os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência no Ensino Superior. Neste mesmo dia aconteceram as apresentações de trabalhos científicos e de produtos elaborados pelos discentes dos diversos cursos na disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID).

O evento ainda contou com a participação artística da Associação Jequieense de Cegos (AJECE) e da capoeira do Grupo Folclórico da APAE Jequié, além de representantes das diversas instituições como o Centro Educacional especializado de Jequié (CEEJE) e a Central de Intérpretes de Libras de Jequié.

"Estamos no início da caminhada, reconhecemos que ainda temos barreiras arquitetônicas para eliminar, mas acreditamos que a barreira atitudinal é o começo para conquistarmos uma sociedade inclusiva" disse a coordenadora de Pesquisa e Extensão professora Me. Sheylla Nayara Sales.

"Gostaria de agradecer a toda comunidade acadêmica, em especial a professora Me. Milena Bahiense, diretora da Unidade por abraçar este projeto" ressaltou a Assessora Pedagógica a professora Me. Fabiana Moura.

O professor Me. James Melo, assessor acadêmico também fez questão de agradecer ao Conselho Municipal de Apoio às Pessoas com Deficiência (COMDEF) pela parceria e as aprendizagens partilhadas, além das demais instituições parceiras e a comunidade jequieense de forma geral.

Rede FTC Todos os direitos reservados
.