Aulas invertidas reúnem 250 alunos de Engenharia Civil da FTC

Criado em Sexta, 07 Abril 2017 12:52
Última atualização em Terça, 11 Abril 2017 12:17

Promover aulas menos expositivas, utilizar melhor o tempo e o conhecimento do professor praticando as metodologias ativas. A proposta foi aceita e durante os dias 3 e 4 de abril, cerca de 250 estudantes de Engenharia Civil da FTC Feira participaram de aulas invertidas, no Auditório Professora Terezinha Mamona. A atividade envolveu professores de quatro disciplinas.

“É diferente. A participação dos alunos na discussão é mais proveitosa porque nos preparamos”, avalia o estudante do 4º Semestre, Antônio Romerito. Segundo ele, o fato de ter contato prévio com o conteúdo facilita a aprendizagem. Avaliação semelhante à da professora Juliana Nunes, titular da disciplina Hidrologia, que reforça a questão da aplicabilidade do assunto em sala de aula.

Além de Hidrologia, os alunos, distribuídos em quatro turmas, tiveram aulas das disciplinas 'Solos', com a professora Heni Mirna; Resistência dos Materiais II', com Reynania Muniz; e 'Teoria das Estruturas', com Bethsaide Souza. Todos seguiram a proposta de indicação antecipada do conteúdo a ser aplicado, conforme sugerem as metodologias ativas, para que os alunos criassem situações problema para a discussão em aula.

Para o coordenador do colegiado de Engenharia Civil, Ernesto Neiva, “o professor precisa estar aberto a essa nova proposta”, referindo-se à prática de menos exposição de conteúdo e mais prática. Ele assegurou que a resposta dos estudantes superou as expectativas, principalmente quanto à forma de discussão dos temas propostos a partir da problemática apresentada.

Rede FTC Todos os direitos reservados
.