MEC coloca FTC Conquista entre as melhores Instituições de Ensino Superior da Bahia

Criado em Segunda, 13 Março 2017 13:52
Última atualização em Terça, 14 Março 2017 13:28

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 8 de março, resultados de indicadores que alçaram os cursos da FTC ao patamar de melhores entre as Instituições de Ensino Superior públicas e particulares de Vitória da Conquista.

Pelo quarto ano consecutivo, a Faculdade obteve a melhor nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entre as faculdades particulares de Conquista, ficando com a nota 2,77. Ainda obteve três cursos com Conceito Preliminar do Curso (CPC) nota 4 (De 1 a 5), o que os coloca no topo do ranking da cidade (instituições públicas e particulares). Os destaques são os cursos de Administração, Direito e Psicologia.

O CPC é obtido no ano seguinte ao da realização do ENADE de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, CENSO-MEC e outros itens.

Já o ENADE, avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Liderança consolidada

Para o diretor da FTC Conquista, “a divulgação do resultado do ENADE 2015 consolida o crescimento da FTC no que tange à qualidade do ensino e desempenho de estudantes”, diz o professor Sérgio Magalhães.

Das 2.109 Instituições de Ensino Superior do país, a FTC Conquista está na posição de 580, com a nota 2,77 (0,00 – 5,00). Na Bahia, das 108 instituições, a FTC ocupa a 26ª posição, estando sempre na liderança com relação às demais IES particulares do Sudoeste da Bahia.

“Acreditamos que este seja um excelente resultado para a Faculdade. Se dividirmos hoje em quatro grupos as instituições da Bahia, a FTC Conquista está no primeiro grupo das faculdades e universidades baianas com êxito”, afirma o professor Sérgio.

Os melhores cursos

Dos 1806 cursos de Administração do Brasil, a posição do curso da FTC é a de número 85. Na Bahia, de 89 cursos, o curso de Administração da FTC é o 6º colocado, estando à frente de todos os cursos das outras instituições, públicas e particulares, conforme ranking: UESB (21º), Faculdade Guanambi (25º), Maurício de Nassau (26º), FAINOR (28º).

“Então, o curso de Administração da FTC hoje é excelência no sudoeste da Bahia, não ficando atrás de nenhum outro curso, relacionado ao CPC”, destaca Sérgio Magalhães.

No que se refere ao curso de Direito, dos 1.066 que existem no Brasil, a posição do curso da FTC é a de número 162. Dos 54 cursos baianos, o curso da FTC é o 9º melhor classificado de acordo com o ranking: Faculdade Nobre de Feira de Santana (1º), Faculdade Guanambi (11º), UFBA (15º), UESB (18º), UESC (20º), FAINOR (23º).

Quanto aos cursos de Psicologia, dos 446 cursos do Brasil, a posição da FTC é a de número 115. Na Bahia, dos 33 cursos, a FTC está na 9ª posição, de acordo com o ranking: Maurício de Nassau (23ª), UFBA e Faculdade Guanambí (Cursos não reconhecidos até 31/12/2105).

A direção da FTC considera que “esses resultados vêm demonstrar a qualidade do ensino que a Faculdade vem praticando ao longo dos anos em Vitória da Conquista, com muita seriedade em suas proposições, não só metodológicas, mas principalmente nas inovações pedagógicas que acontecem em sala de aula por meio da metodologia de ensino baseada nas competências e habilidades dos alunos. Além disso, os inúmeros projetos de extensão onde os alunos se inserem, acaba por definir este padrão de qualidade”.

Dos dez cursos em que a FTC foi avaliada no último triênio, seis estão acima da média nacional dos seus respectivos cursos e sete estão acima da média dos cursos na Bahia. A meta da Instituição de Ensino é obter nota 4 no Índice Geral de Cursos(IGC) na próxima avaliação do ENADE (2016).

Rede FTC Todos os direitos reservados
.