Professor recebe prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional
O mestre e economista pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e professor da FTC Itabuna, Thiago Cavalcante de Souza, foi agraciado com o segundo lugar no 20º Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional.
Sua pesquisa de dissertação intitulada “A dinâmica e os efeitos de transbordamento da economia criativa do Nordeste do Brasil”, foi orientada pela professora Dra. Zina Angélica Caceres Benavides, com co-orientação da professora Dra. Mônica de Moura Pires, defendida em 2015 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas da UESC.
Este é o segundo prêmio que o autor recebe por sua dissertação, que em 2015 foi agraciada com moção de congratulação conferida pela Câmara de Vereadores de Itabuna, destacando sua contribuição científica para o fortalecimento das estruturas produtivas da região Nordeste.
O professor Thiago Cavalcante atua nos cursos de Administração e Direito da FTC Itabuna.
A pesquisa
O estudo abordou a economia criativa, enquanto estratégia de desenvolvimento regional para o nordeste brasileiro. Foram analisados os padrões de distribuição e concentração espacial das atividades econômicas que integram a chamada economia criativa, formada por setores em que a criatividade e a inovação representam o principal insumo produtivo.Os resultados apontaram que os macro setores criativos da região Nordeste crescem em uma velocidade superior à taxa de crescimento do emprego brasileiro, identificando a relevância dos sistemas locais de criatividade (SLC) para desenvolvimento regional, além de apontar alternativas de políticas públicas para a geração de emprego e renda através dos SLC.
A cerimônia de premiação ocorreu durante o XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e XXI Encontro Regional de Economia (ANPEC Nordeste), realizados no mês de julho de 2016, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, Ceará.
Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional
O Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional, além de difundir esses temas junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, reconhecendo trabalhos inéditos que ressaltem o aspecto regional. Trata-se de uma das principais honrarias concedidas aos pesquisadores da área de Economia, no Nordeste.
Fonte: Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas (UESC) e Broto Incubadora de Biotecnologia (Adaptado)