Empresa

Criado em Sexta, 11 Abril 2014 13:05

Como licenciar uma tecnologia

Basicamente, o licenciamento pode ocorrer de duas formas: exclusivo e não exclusivo.

O licenciamento não-exclusivo não requer publicação de edital. Basta que a empresa se interesse pela tecnologia, produto ou processo em questão. A Agência conta com uma equipe jurídica que dá o apoio necessário para a elaboração de contratos e termos que viabilizem a exploração econômica da tecnologia.

Já o licenciamento com cláusula de exclusividade deve ser precedido de publicação de edital, de acordo com a Lei de Inovação. Como a empresa teria uma vantagem estratégica perante as demais, é preciso que o processo seja feito de forma transparente e justa, para que todos tenham a oportunidade de manifestar o interesse. Havendo mais de um interessado no período em que o edital estiver publicado, a empresa será selecionada de acordo com os critérios definidos no documento.

É possível também que empresas desenvolvam pesquisas por meio de parcerias, antes mesmo de haver um pedido de proteção intelectual. Nesse caso, em que a empresa, por meio de uma equipe própria de pesquisadores, participa ativamente do processo, o pedido de patente (ou de outra modalidade de Propriedade Intelectual) é feito em co-titularidade entre Faculdade e Empresa.


 

Última atualização em Sexta, 11 Abril 2014 13:05
Rede FTC Todos os direitos reservados
.