Sistemas de Informação

Criado em Sexta, 29 Novembro 2013 13:40

O curso de Sistemas de Informação da FTC Feira de Santanaconta com modernos laboratórios e projeto pedagógico inovador, a FTC oferece parcerias com grandes empresas de T.I., que garantem possibilidades de melhor colocação para você.

Curso

A área de Computação cresce continuamente e encontra, a cada dia, novas aplicações comerciais, industriais, profissionais e pessoais. A Tecnologia da Informação é um elemento estratégico no mundo contemporâneo, o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da FTC Feira de Santana tem uma base teórica sólida em Computação, Ciências Administrativas e uma forte ênfase na utilização de laboratórios, o que capacita os alunos na utilização eficiente das tecnologias e sua integração como agente e promotor de mudanças nas organizações.

A formação dos estudantes inclui também o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação, relacionamento, organização do trabalho em grupo e em equipes multidisciplinares. Tornando-o apto a buscar, quando necessário, uma atualização de sua formação por meio de cursos de pós-graduação.

Perfil

O bacharel em Sistemas de Informação é o profissional capaz de modelar, projetar, construir e gerenciar os sistemas de informação, bem como entender as diversas situações onde ele é necessário, e qual a melhor maneira de aplicá-lo na solução dos problemas complexos do mundo real que precisam de auxílio do computador.

O egresso do curso de Sistemas de Informação da FTC deve ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado por meio da aplicação de novas tecnologias na solução de problemas das organizações. O curso prevê uma formação que capacita o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de suas implementações.

Diferencial

A integração teoria e prática é o alvo de todas as disciplinas através do desenvolvimento de projetos, resolução de problemas e trabalhos em equipe, sempre vinculando os aprendizados teóricos a realidade das organizações.

Doutores, Mestres e Especialistas compõem o quadro de professores do curso de Sistemas de Informação da FTC. Modernos laboratórios e uma ampla infra-estrutura proporcionam maior aproveitamento dos alunos, além de promover a prática e facilitar a inserção deles no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho

O profissional de Sistemas de Informação, pela a formação generalista poderá atuar tanto em empresas públicas e privadas quanto ou ainda empreendendo o próprio negócio, além de poder optar pelo mundo da pesquisa. Aproximadamente 70% do mercado de trabalho na área de computação é voltado para profissionais do curso de Sistemas de Informação.

Atualmente, o mercado de trabalho para o profissional de Sistemas de Informação é bastante aberto, uma vez que sistemas de computação têm sido utilizados nas mais diversas áreas de conhecimento da sociedade. O poderá atuar em áreas como: Analista de Sistemas, Gerente de Redes de Computadores, Engenheiro de Software, Analista de Negócios, Analista de Qualidade, Administrador de Banco de Dados, Gerente de Sistemas, Empresário e Consultor na área de informática.

Infraestrutura disponível

O espaço físico oferecido pelo curso visa dar aos alunos, professores e funcionários condições adequadas para o desenvolvimento de suas atividades. Para os componentes curriculares virtuais e aulas que necessitam do apoio de laboratórios de informática a FTC disponibiliza laboratórios que também são utilizados pelos alunos em outros horários para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos.

A Biblioteca da FTC oferece um acervo que atende aos seus cursos de graduação e pós-graduação, em quantidade suficiente para suportar a demanda existente, e garantir os parâmetros de qualidade fixados pelo MEC

Núcleos, Projetos, Atividades Complementares

As atividades acadêmicas, na dimensão pesquisa, assumem um importante papel, pois consistem em meio eficaz de promover o senso investigativo do aluno incentivando o questionamento, a busca de informações fora e dentro da sala de aula (integrando ensino-pesquisa), o desenvolvimento da visão sistêmica e, conseqüentemente, da progressiva autonomia intelectual do aluno. Para tanto, utiliza-se do componente curricular Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID), com o fim de fomentar, produzir, disseminar e divulgar as pesquisas realizadas pelos alunos, através da apresentação de pôsteres, comunicações orais, mesas redondas e desenvolvimento de produtos.

Nesse sentido a FTC Feira de Santana realiza anualmente o Seminário de Pesquisa e Extensão, assegurando que o aluno tenha um espaço de apresentação de trabalhos da referida disciplina, bem como, os resultados obtidos a partir dos grupos de iniciação científica. Na dimensão extensão, o curso participa regularmente de atividades voltadas à Inclusão Digital dos colaboradores, para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

Na Semana de Informática, a FTC Feira traz para a região expoentes da área de Tecnologia da Informação para mini-cursos e palestras direcionadas à comunidade tecnológica regional. Trata-se de um ponto de atualização em relação às novas tecnologias oportunizando a comunidade acesso a tais expoentes. A Instituição desenvolve vários programas de responsabilidade social e conta com o envolvimento dos docentes e discentes do Curso.

Grade do curso (PDF)

Última atualização em Quinta, 21 Janeiro 2016 14:05
 
Rede FTC Todos os direitos reservados
.