Odontologia

Criado em Quinta, 28 Novembro 2013 18:49

Pode sorrir porque o curso de Odontologia na FTC é o único que obteve a nota máxima no processo de reconhecimento do MEC, dentre os avaliados na capital baiana. Aqui, o acadêmico de Odontologia é estimulado à leitura, pesquisa, atualização permanente, gestão de relacionamentos e atividades técnicas, adotando os espaços de convivência, políticas profissionalizantes, éticas, e trocas de atitudes solidárias.

Constam do currículo disciplinas como Implantodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Odontologiaem Saúde Coletiva, Ética, Cirurgia, Dentística, Endodontia, Prótese Fixa, Total e Removível, Liderança e Empreendedorismo, dentre outras.

Aqui na FTC o futuro odontólogo se insere no campo prático desde o 4° semestre, prestando atendimento à comunidade com atividades educativas e preventivas nos 27 consultórios da própria Faculdade, em clínicas e hospitais que possuem parcerias para contribuir com o aprendizado. O Pronto Socorro Odontológico (PSO) é um serviço de atendimento de urgências odontológicas que funciona na própria Instituição e atende a comunidade e seus funcionários com serviços gratuitos de cirurgia, endodontia, periodontia e dentística com aproximadamente 400 atendimentos por mês.

O curso é baseado na integração das diversas áreas da Odontologia, o que permite uma melhor compreensão do processo de saúde-doença do paciente. O Estágio Supervisionado ocorre na Associação Brasileira de Odontologia – secção Bahia (ABO), dentre outros locais, e proporciona a experiência prática fora do campus.

A Instituição conta ainda com a parceria do Hospital Roberto Santos que dá ao aluno uma visão mais ampla da área e de como funciona o Serviço Público de Odontologia no âmbito hospitalar. O Trabalho Interdisciplinar Dirigido é um diferencial institucional que estimula a autonomia intelectual e a capacidade criativa, empreendedora e gera desafios que demandam das aprendizagens inter e transdisciplinar.

Além disso, o curso já possui em desenvolvimento o projeto “Banco de Dentes” que tem como objetivo, dentro dos princípios bioéticos, formar uma reserva de órgãos dentários, de origem comprovada, como base de pesquisa para professores e estudantes.


Grade do curso (PDF)

Última atualização em Segunda, 14 Dezembro 2015 13:54
 
Rede FTC Todos os direitos reservados
. Acesso Rápido