Psicologia

Criado em Quinta, 28 Novembro 2013 18:48

O divã, o ar intelectual e o blá-blá-blá fazem parte do folclore, porém o que o curso de Psicologia da FTC busca, além da  psicoterapia de consultório, é formar profissionais competentes, capacitados para atuar em diferentes contextos socioculturais, comprometidos com a ética, a promoção da saúde integral e com o desenvolvimento do conhecimento e da intervenção psicológica nas diversas instâncias da sociedade.

Nosso estudante conta com uma nova Clínica-Escola de Psicologia ampliada na qual poderá praticar a psicoterapia individual ou em grupo com crianças, adolescentes e adultos, além de desenvolver trabalhos de psicodiagnóstico, orientação profissional e avaliação neuropsicológica. A Clínica também oferece sala de observação infantil, laboratório de processos psicológicos básicos e laboratório de psicologia experimental, além da Empresa Júnior que atua na área organizacional e tem se tornado referências na Instituição.

O curso, que vem incentivando as atividades na pesquisa com o Núcleo de Estudo em Psicologia Etnicidade e Desenvolvimento Humano (NEPEDH), também realiza o evento “A psicologia vai ao cinema” com filmes e debates sobre temas atuais; a Jornada do Serviço de Psicologia com discussões sobre estudos de caso abordados na Clínica-Escola; a Jornada de Psicologia do Esporte promovendo o debate e a interdisciplinaridade entre as áreas; o projeto Dialogando com as Teorias quanto temos a oportunidade de discutir questões contemporâneas pela prisma de diversos saberes ; a Monitoria Voluntária; o acolhimento dos alunos calouros da Instituição e a Comissão de Eventos, que integra os alunos dos semestres e os prepara para a gestão de eventos do curso.

Uma das marcas de nosso curso é a produção de eventos que têm possibilitado o intercâmbio de saberes e de relações entre nossos alunos, bem como a participação de profissionais que compartilham suas produções em terras brasileiras. Cremos que, dessa forma, formamos profissionais atentos às demandas emergentes com seus inúmeros desafios e possibilidades.

Sabemos que a entrada na Universidade é um rito de passagem que marca a transição para a vida adulta de muitos de nossos alunos jovens e esta passagem não é sem percalços. Com o intuito de ajudar nesta etapa e no intinerário do curso, já que muitas são as possibilidades de saber-fazer da psicologia, contamos com o projeto “Vir-a-ser” que objetiva escutar e promover reflexões sobre a condução do curso realizada pelos discentes.

Ao concluir o curso, você será um profissional capaz de analisar os processos psicológicos envolvidos na construção da subjetividade e atuar de forma criativa, competitiva e empreendedora em diversos segmentos, a exemplo da Rede Social de Saúde, nos postos do CAPS, CRAS, CREAS, NASF, ESF; nas áreas Educacional, Jurídica, Hospitalar, Esportiva, Organizacional, Comunitária, Trânsito, entre outras e contará com uma formação não só profissional como pessoal.

O estudante egresso ainda poderá atuar até um ano e meio na Clínica, realizando atendimentos sob a supervisão de professores e utilizando o espaço como um curso de extensão, auxiliando alunos e funcionários. Parcerias com as secretarias de saúde e os órgãos de intermediação de mão de obra irão facilitar a sua colocação no mercado de trabalho, onde nossos alunos egressos já atuam em Clínicas, Residências em Hospitais, coordenando Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), implantando Serviços de Psicologia nos municípios ou se dedicando à vida acadêmica como Mestrandos.

LICENCIATURA

Após a conclusão do Bacharelado, o egresso poderá também realizar a formação complementar com a Licenciatura em Psicologia. O curso organiza-se em quatro semestres letivos, totalizando 800 horas, contemplando 500 horas de disciplinas teórico-práticas e 300 horas de estágios supervisionados obrigatórios, coerente com Resolução CNE/CES nº 5, de 15 de março de 2011 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia.

A Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências foi criada, segundo as exigências de leis vigentes, com o objetivo de formar professores para uma educação de qualidade. O licenciado em Psicologia estará habilitado à docência na Educação Básica, em projetos pedagógicos que contemplem conteúdos da Psicologia, considerando as legislações específicas vigentes nos Estados e Municípios.

Ao ingressar na graduação em Psicologia, em nível de bacharelado, os estudantes poderão optar adicionalmente pela obtenção do grau de licenciado. Como também o profissional bacharel em psicologia que queira fazer a licenciatura pode solicitá-la como portador de diploma e fazê-la em quatro ou até três semestres.

Venha fazer parte da nossa equipe!

Grade do curso (PDF)
Bacharelado
Licenciatura
Bacharelado e Licenciatura

Última atualização em Terça, 23 Fevereiro 2016 17:29
 
Rede FTC Todos os direitos reservados
. Acesso Rápido