ProUni

Criado em Quinta, 28 Novembro 2013 16:17
Última atualização em Quinta, 28 Novembro 2013 16:28

O que é?
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

Quem pode concorrer?
Para concorrer às bolsas, os candidatos devem atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, na prova escrita e na redação, nota média igual ou maior a 45; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Aos alunos autodeclarados negros, indígenas ou com deficiência, o ProUni reserva quotas que obedecem à porcentagem dessas populações por estado, segundo pesquisa de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os professores da educação básica concursados, no exercício da atividade e que não tenham cursado licenciatura, normal, superior ou pedagogia não precisam comprovar rendimento para concorrer à bolsa.

COLAP

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do ProUni

Componentes da COLAPs Rede FTC - 2012


Como e quando fazer a inscrição?
O ProUni é semestral. As inscrições para o processo de seleção do ProUni, são feitas exclusivamente pela internet, através do site:
http://prouniportal.mec.gov.br/

Como é feita a pré-seleção dos candidatos?
São pré-selecionados os estudantes que obtiveram as melhores notas no ENEM. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até sete opções de curso, em instituições diferentes ou na mesma instituição. O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde ainda existam vagas disponíveis.

Leis, Decretos e Portarias

icon Decreto 5.493/05 

icon Lei 11.096/05 

icon Portaria normativa nº 2/12 

Rede FTC Todos os direitos reservados
.