Eixos temáticos

Eixo 1 – Tecnologia de processos para produção de bioenergia

Linha 1: Conversão de biomassa residual
Linha 2: Prospecção de novos biocatalizadores industriais

São realizados estudos voltados para a otimização de processos biotecnológicos envolvidos na produção de energia. São exploradas novas matérias primas de origem orgânica com potencial utilização como substrato para produção de biocombustíveis. Entre os substratos explorados estão biomassa residual de origem vegetal (Ex: bagaço de cana), urbana (lixo) e animal (sebo e esterco)
Para viabilizar esses processos são desenvolvidas pesquisas com foco na prospecção de novas enzimas e biocatalizadores (bactérias e fungos) de alto rendimento a partir de amostras ambientais. Para isso, são aplicadas técnicas de microbiologia, bioquímica e biologia molecular.

Eixo 2 – Gestão e empreendedorismo

Linha 1: Gestão ambiental e saúde do trabalhador
Linha 2: Bionegócios

São desenvolvidas linhas de pesquisa com foco nas relações entre os setores produtivos e o meio ambiente. No caso dos setores produtivos, os projetos contemplam pesquisas voltadas para o desenvolvimento de marcadores de qualidade ambiental e avaliação de parâmetros relacionados à saúde dos profissionais do setor de bioenergia.
Além disso, são desenvolvidos estudos de viabilidade financeira e econômica de produtos inovadores produtos para o setor de bioenergia. Aliado a isso, também são realizados projetos que avaliam as estratégias de governança pública aplicadas para o desenvolvimento do setor de bioenergia na Bahia e no Brasil.

Os comentários estão encerrados.