Apresentação

O desafio da bioenergia

A matriz energética atual, baseada em combustíveis fósseis como o petróleo e seus derivados, configura-se como um modelo que implica em forte impacto ao meio ambiente. Neste cenário, a bioenergia representa uma alternativa viável para o uso de combustíveis fósseis.

Os principais desafios na busca da consolidação de uma matriz energética limpa e diversificada são de aspectos tecnológicos, econômicos e sociais. Assim, os esforços para desenvolver novas alternativas de produção de energia, com base no conceito de sustentabilidade, favorece o campo de pesquisas sobre a bioenergia.

A escassez de cursos profissionalizantes voltados para tecnologias associadas à geração de bioenergia, o avanço tecnológico, a industrialização crescente no País e uma política energética inovadora, geram no Brasil uma demanda não atendida por profissionais qualificados, sobretudo na região Nordeste, que sejam capazes de conceber processos energéticos ambientalmente sustentáveis.

Com o objetivo de ocupar esse promissor espaço, a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador – FTC criou o Mestrado Profissional em Bioenergia no ano de 2007. A intenção é atender à demanda do mercado e da sociedade, com profissionais qualificados para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções no campo da bioenergia.

Os comentários estão encerrados.