Infraestrutura

O MPB conta atualmente com cinco laboratórios de pesquisa exclusivos para o Mestrado, a saber:

1 – Laboratório de Biotecnologia Industrial (LBI):

O LBI possui área de 128 m2 e apresenta estrutura para realização de experimentos voltados para bioquímica e biologia molecular. Entre os equipamentos disponíveis destacam-se:

Equipamento de eletroforese horizontal; capela de exaustão, Transiluminador UV;Termociclador (máquina de PCR);  Espectrofotômetro UV/VIS; Eletroporador;  Cromatógrafo Líquido de Alta Precisão (HPLC) Merck, Centrífuga de

bancada refrigerada, Sistema Deionizador de água Milli Q e biorretor/fermentador de capacidade para 5L de reação.

2 – Laboratório de Bioprocessos (LBP):

O LBP possui 70m2, que presenta estrutura para atividades voltadas para microbiologia e biologia molecular. Entre os equipamentos disponíveis destacam-se:

Refrigeradores e freezers, agitadores termostatizados,  bico de bunsen, estufas microbiológics, fluxo laminar bacteriológico, capela de exaustão,  microscópio ótico, pHmetro, balanças digitais analíticas.

3 – Laboratório de Química Aplicada (LQA):

O LQA apresenta uma área total de 64 m2, equipado com capelas, bancadas com instalações elétricas e hidráulicas e contendo os seguintes equipamentos básicos: estufas, geladeira, placas de aquecimento com agitador magnético, pHmetro, evaporadores rotativos, destilador de água, um ultra-som e equipamento de análises químicas e reatores e ultrafreezer -80ºC.

 4 – Laboratório de Cultivo Celular

O LCC foi inaugurado dentro do Centro de Pesquisas Biomédicas e é uma parceria entre o Mestrado Profissional em Bioenergia e o curso de graduação de Biomedicina da FTC Salvador. É dotado de cabine de Segurança Biológica, Leitora de Microplacas Multiskan, Microscópio Invertido Trinocular, Balança de Precisão 0,0001 g, Deionizador de Água, Sistema de Osmose Reversa, pH metro, Kit de micropipetas

 Laboratórios de apoio

Lab. Esterilização
Lab. Engenharia aplicada ao meio ambiente
Lab. Engenharia Pneumática e Hidráulica
Lab. Engenharia de materiais
Lab. Química
Lab. Biomonitoramento
Lab. Microbiologia
Lab. Sistemas de automação
Lab. Robótica

Recursos de Informática

Além disso, o MPB conta com os laboratórios de bioinformática, destinados à aulas práticas, workshops e realização de trabalhos em grupo.

Biblioteca

A estrutura da Biblioteca Gregório de Mattos é climatizada, está plenamente adaptada e aparelhada com os recursos necessários ao seu funcionamento, inclusive para atendimento a usuários portadores de necessidades especiais. Provê acesso a bancos de dados e a consultas bibliográficas em sites especializados, através de acesso a internet. Seu acervo é 100% informatizado podendo ser acessado remotamente através do link, contamos com equipe de 05 bibliotecários e 14 colaboradores que dão suporte as suas atividades. O horário de funcionamento é de: segunda a sexta, das 07:00 às 22:00 e aos sábados das 07:30 às 16:30.

Outras Informações:

A Rede de Ensino FTC conta com uma estrutura impar em termos laboratoriais (112), de pesquisa e didáticos, além de bibliotecas (uma em cada Unidade), núcleos de aprendizagem, empresas juniores e clínicas-escola presentes em toda Rede de Ensino nas áreas de Administração, Clínica Médica, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Escolar, Habitação, Meio Ambiente, Nutrição, Odontologia, Psicologia. Dispõe também, de infra-estrutura e competência tecnológica para garantir o desenvolvimento do curso proposto dentro do padrão de qualidade requerido.

Os comentários estão encerrados.